quarta-feira, 19 de junho de 2013

Que mundo é esse? Parte 1 - O que é um jogo de tabuleiro "moderno"?

O conceito de "jogo de tabuleiro moderno" é um pouco difícil de se explicar, mas vou tentar da maneira mais simples o possível.

Basicamente são jogos com conceitos "inovadores". Jogos considerados não modernos, em geral, possuem regras simplistas, um leque de mecânicas de jogo muito pequeno, e uma tomada de decisões baixa ou nula. Por exemplo, no Jogo da Vida, os jogadores apenas rolam um dado (ou giram uma roleta com números, dependendo da edição), movem seu peão aquela quantidade de casas, e resolvem o que estiver escrito nesta casa. Não há tomada de decisões nenhuma, não há outra opção de o que fazer durante o jogo. Rode a roleta; ande; resolva; repita, tudo baseado na sorte e com uma mecânica extremamente enjoativa e algorítmica.

Como disse anteriormente, é difícil explicar com precisão, mas eu sinto que estou jogando um jogo moderno quando um jogo me apresenta opções de tomada de decisões mais profundas, onde a melhor estratégia/tática define o vencedor, e algo além de ficar 100% dependente dos dados para uma ação dar certo ou não (como no caso de jogos como o War).

Com implementação de mecânicas inovadores, que aproximam uma experiência de jogo da realidade de um tema, num jogo moderno como o A Game of Thrones: The Board Game, o jogador se sente mais como um general das suas unidades, com muito mais escolhas de ações possíveis, e um profundidade estratégica e tática muito maior. Ao invés de somente mover unidades e atacar, você tem as opções de suportar combates, investir em formações defensivas, fazer saques nas áreas vizinhas, ou prosperar seu poder, para poder alcançar melhores posições políticas no jogo. Qual dessas ações utilizar, e em quais momentos?


As diferentes ordens de A Game of Thrones: the Board Game.



Os dados definem os vários tipos de ações em War of the Ring, mas ainda assim, cada face do dado dá ao jogador até 4 opções diferentes de ações a serem tomadas, e nenhum simbolo tem o mesmo efeito de outro.

Algumas características geralmente citadas como integradas em um jogo para que ele seja considerado moderno, são:

  • O Foco deixa de ser a eliminação de jogadores, e ao invés disso, em algum ponto do jogo (número de turnos) ou por alguma condição (quando terminar um determinado recurso, por exemplo) o jogo termina imediatamente, e os jogadores calculam o seu sucesso, geralmente determinado por sub-objetivos dentro do objetivo principal, como número de tecnologias, produção de recursos ou resolução de agendas(metas).
  • Interação entre jogadores, às vezes dentro do jogo (como em combates), às vezes no meta jogo, que é um termo utilizado para as ações fora do jogo que influenciam nas ações dentro dele. Incluem-se no meta-jogo os pactos de paz, as negociações estratégicas, a tentativa de convencer um jogador a atacar outro e as piadas de jogo. E mesmo em jogos que não envolvam conflito ou mesmo negociações diretas, o meta-game é sempre muito presente em jogos modernos.
  • A lista de opções de ações nos jogos modernos é maior, possibilitando diferentes estratégias e táticas a serem seguidas. Em alguns jogos isso se reflete em múltiplas maneiras de vencer. No Sid Meier's Civilization: The Board Game por exemplo, você pode ganhar sendo o primeiro a eliminar um adversário, sendo o primeiro a pesquisar a tecnologia de exploração Espacial, sendo o primeiro a alcançar o nível cultural máximo, ou ainda, sendo o primeiro a alcançar o nível financeiro máximo. Em outros jogos, essa lista de opções pode se refletir em maneiras complementares de pontuar seu avanço no jogo. Por exemplo no Dungeon Petz, você marca pontos conforme evolui seu Pet Shop, e esses pontos podem ser adquiridos de várias formas possíveis, como comprando mais jaulas para seus animais, aumentando seu estoque de artefatos ou comprando mais animais. Ao fim do jogo, essas informações (a mais algumas) são todas levadas em consideração para pontuar o Pet Shop com a melhor reputação, e os caminhos para a vitória são os mais variados.

Em Nexus Ops, cada unidade tem um movimento, uma força de ataque, uma habilidade especial e um custo diferente. A decisão de quais unidades recruta é extremamente tática.

Os jogos modernos tendem a não se limitar numa experiência de "passar o tempo", se voltando um pouco mais para a experiência de um evento. Não é algo que você faz quando vai pra sua casa de praia, começa a chover, e não tem mais nada pra fazer. É algo que você desmarca a viagem que ia fazer pra casa de praia para passar o fim de semana jogando... Ok, eu admito, não é tão exagerado, mas a dedicação necessária é um pouco maior do que um jogo casual, pois as regras são geralmente maiores, e as partidas, mais longas, mas ainda assim, nada absurdo que você tenha que largar seus outros hobbies para fazer. =)


Twilight Imperium 3: aproximadamente 100 páginas de regra e 10 horas de jogo. Exige dedicação, mas não há jogo que se compare (nem mesmo eletrônico =P)!

Claro que existem muitos jogos modernos mais lights e rápidos, geralmente chamados de Fillers, geralmente jogados entre os jogos mais pesados. Mas mesmo esse Fillers ainda proporcionam uma sensação de escolha bem maior do que alguns clássicos às vezes até mais complexos, mas totalmente algoritimados. Um ótimo exemplo de Filler muito bacana é o Bang!, onde o Sheriff e seus ajudantes enfrentam Foras-da-Lei e Renegados num cenário de faroeste, num jogo rápido, mas com muita interação direta e indireta entre os jogadores. Além de muito bom como jogo, é ótimo pra fazer a galera rir.

Além de todas as características citadas, pra mim a mais importante de todas nos jogos de tabuleiro é a infinidade de possibilidades. Em jogos modernos existem regras para todos os gostos, os temas mais variados, uma infinidade de mecânicas, e cada partida é uma experiência totalmente diferente das outras, mesmo partidas de um mesmo jogo. Alguma vezes, é possível criar histórias às vezes tão ou mais interessantes do que nos livros mais épicos. Em um livro, a história está contada, e você só descobre o que acontece. Em um jogo de tabuleiro, suas escolhas e atitudes influenciam o rumo da história, que será criada em tempo real por você e seus amigos, e cada partida será uma história diferente. Não há experiência melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário