terça-feira, 7 de maio de 2013

Session Report: Domingo de Jogatina

05/05/2013

Terça-feira, dia de reportar como foi o fim de semana de jogos!

Nesse fim de semana tivemos uma jogatina light, só eu e Thiagão, no Quartel General da Távola, ou seja, minha casa. Apesar de light, foi uma joga bem produtiva, e 4 jogos diferentes viram mesa.

Pra começar, um clássico Gears of War na mesa. Jogamos pela quinta vez a missão Belly of the Beast, e pra nossa surpresa, dessa vez conseguimos finalmente ganhar! Essa é uma das missões mais difíceis desse jogo, que é atualmente o melhor cooperativo que já joguei. Vale notar que o Thiagão terminou caído no chão, que é equivalente a um vegetal no jogo (não morreu, mas não serve pra nada, a não ser esperar alguém o levantar), sem munição, e sem granadas. Eu terminei com a vida cheia, mas com pouca munição. Foi um sacrifício do Thiagão que valeu a pena.


Baird sendo cercado pelos Wretches.

Logo depois partimos pra um light-médio que mistura Action Programming (Programação secreta das ações de turnos subsequentes) com Set Collection (mecânica onde parte da estratégia está no gerenciamento e coleção de itens, como no Bohnanza), o jogo Fresco. Nesse jogo, cada jogador é um pintor contratado para reparar o afresco de uma catedral. A estratégia do jogo se foca em saber gerenciar o momento correto de se fazer cada ação.


As cores de tintas do jogo o tornam um jogo bem agradável visualmente. Ótima escolha do Designer gráfico!

Entre as decisões a serem tomadas no jogo, a hora de acordar afeta o humor do seu pintor, que influencia no número de aprendizes que querem ter você como mestre. Ninguém quer um Mestre mal humorado. Porém, quem acorda mais cedo também tem a opção de comprar as melhores tintas no mercado. Decidir entre gastar as tintas que você possui para reformar um pedaço do afresco, ou guardá-las para fazer tintas melhores, que valerão mais pontos no futuro, também é uma parte crucial da estratégia.


Tabuleiro de alocação de ações do Fresco. Na foto, cada aprendiz está alocado em uma ação possível do jogo: O Mercado, a Catedral, a Oficina e o Estúdio.

Joguinho bem simples, divertido, e que vai direto ao ponto, sem milhões de detalhes pra complicar. O Thiagão ganhou a partida por 110 a 101. Apertado!


O tabuleiro no fim do jogo.

Seguimos a jogatina com o jogo Agricola: All Creatures Big and Small, versão mini, para 2 jogadores, do campeão de críticas, o Agricola. Nesse jogo de Worker Placement (alocação de trabalhadores), temos que gerenciar nossa fazenda para termos a maior quantidade de animais possível. Porém, a variedade também conta: de nada adianta ter 20 ovelhas e não ter cavalos, por exemplo, pois você perde pontos no final para cada animal que você não tem, ou tem poucos, na sua fazenda.


Visão do jogo como um todo.

O jogo consiste em alocar seus familiares (3 no total) para coletarem madeira, pedra, cercas, construírem novas construções, ou pegarem animais. O jogo tem regras mais simples até do que o Fresco, mas a estratégia dele é bem mais profunda, levando a momentos de silencio na mesa, como se fosse uma partida de xadrez. Cada ação escolhida é crucial, e pode mudar o rumo da partida.

Particularmente achei ele melhor do que o próprio Agricola. Bem mais simples, e incrivelmente mais estratégico. A partida terminou comigo fazendo 21 pontos, e o Thiagão com 19. Após o aviso de um leitor, percebi que tivemos uma falha na contagem de pontos, e esquecemos de contar os pontos básicos dos animais. Pelas fotos do jogo, creio que eu tenha terminado o jogo com algo em torno de 30 animais (tem um token de ovelha x4 embaixo das ovelahs), e o Thiagão com algo em torno de 25 (também com tokens de x4 não visíveis). Terminando com score em torno de 50 a 45 mais ou menos. Dificil dizer com certeza, mas acho que sai vitorioso mesmo assim. =P


Um pasto próspero, que inclusive ganhou o jogo!

Seguimos a noite finalizando com um jogo mais despretencioso, o Lost Cities, jogo também pra 2 jogadores apenas, de Hand Management (Gerenciamento de Cartas, apesar da tradução correta ser Gerenciamento de "Mão"). É um jogo simples, que puxa um pouco de Press Your Luck (Famosa mecânica onde você escolhe tentar a sorte e continuar jogando, ou parar com o prêmio que já tem, toda vez que acerta uma jogada). Apesar do público geral não considerar isso, eu considero, pois você tem arriscar quais expedições começar, antes de saber se ela será lucrativa ou não. Não é exatamente um ótimo jogo, mas cai muito bem num fim de noite com 2 pessoas. Como a pontuação do jogo cresce bizonhamente a cada partida, e os jogadores acumulam essa pontuação de partida pra partida, não chegamos a contar a pontuação total de cada um, mas apenas a diferença. Eu fiz uns 110 pontos a mais que o Thiagão (o que nesse jogo nem é tanta coisa assim).

Resultado do dia: Mário 2 X 1 Thiagão. =P

Espero que no próximo dia tenhamos mais pessoas pra animar mais essas jogas!

2 comentários:

  1. Tenho certeza q sua contagem do agricola mini está equivocada. Leia as regras novamente. Você deve ter esquecido de contar os animais, cada um vale um ponto, além dos bônus de animais, pontos de construção, placas extras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está corretíssimo, Zanollo!!

      Dei uma relida no manual agora e vi que cada animal já vale um ponto de cara. Jogamos com eles valendo apenas os pontos "bônus".

      O restante acho que pontuamos certo, construção e placas extras foram contadas. Mas mesmo assim, no fim eu ganharia =P

      Excluir