sexta-feira, 10 de maio de 2013

Relançamento: Lord of the Rings: The Confrontation

Novidade no ar, galera!

A Fantasy Flight Games anunciou que vai relançar o jogo Lord of the Rings: The Confrontation.

Pra quem não conhece, o jogo foi lançado em 2002, e foi campeão de críticas. Eu tenho a edição Deluxe dele, e pessoalmente é um dos melhores jogos pra 2 jogadores que já joguei. As regras são simples, com apenas 12 páginas, fáceis de decorar, e o jogo possui pouco texto para ser lido durante as partidas (também facilmente decorados). Além de tudo isso, uma partida completa dura aproximadamente 30 minutos, perfeito pra jogar quando não se tem tempo pra fazer uma jogatina mais completa, ou mesmo como um dos jogos de um dia de jogatina.


Imagem da caixa do jogo.

Utilizando uma mecânica de colocação secreta de unidade no mapa, que incentiva o blefe, misturada com um sistema de poderes especiais diferentes para cada uma das unidades, o game play flui muito suave, muito limpo, sem aquele monte de exceções de regras que incomodam a galera gamer menos hardcore. O jogo é muito bom pra jogar tanto despretensiosamente com a esposa não-gamer, quanto com os amigos que levam games mais a sério, por possuir um balanço muito bom de sorte e estratégia na dose certa.

Basicamente um jogador joga com as Sombras, enquanto o outro joga com a Sociedade. O objetivo das sombras é encontrar o Frodo (que estará escondido) e matá-lo, ou invadir o Shire. Do lado da Sociedade, o objetivo é fazer Frodo alcançar Mordor. O jogo é simples: todo turno você escolhe uma unidade e a move. Se ela entrar em uma área com uma unidade inimiga, imediatamente ocorre um combate, que também é bem simples. Imediatamente as unidades são reveladas, e basicamente a unidade com a força maior ganha, e a unidade com força menor morre e é retirada do jogo. Porém, para apimentar o combate, existem 2 aspectos: as habilidades especiais de cada unidade, e as cartas.

Cada unidade tem uma habilidade especifica, como habilidade do Frodo de recuar do combate após as unidades serem reveladas, porém antes do combate ocorrer, ou do Legolas, de matar o Nazgul voador antes de qualquer carta de combate ser jogada, e ignorando o fato de que a força do nazgul é maior do que a dele. Já as cartas possuem algum efeito adicional no combate, como aumentar a força de uma unidade, ou matar ambas as unidades (carta Sacrifício Nobre) independente da força delas. Antes das forças serem comparadas, cada jogador escolhe e joga uma carta de combate da mão, que pode mudar completamente o rumo da batalha, e nesse ponto o blefe conta muito.


As unidades da versão Deluxe.

Saber prever qual carta seu adversário irá jogar num combate faz toda diferença, e é ai o ponto alto do jogo, pois cada jogador possui apenas 8 cartas no início do jogo, e com poucas opções, uma carta muito obvia pode ser facilmente respondida com um counter, e nesse caso, a carta óbvia pode deixar de ser tão óbvia. A tomada de decisões é muito boa.

A nova edição do jogo vem com as mesmas regras, e é basicamente o mesmo jogo, porém, a produtora diz que essa edição será mas compacta, com personagens menores, e cartas a parte para facilitar a leitura das habilidades especiais (na edição antiga, as habilidades ficam escritas nos próprios cartões de personagem, que são bem maiores que na nova edição).

Quanto à produtora, não tem como não elogiar. A Fantasy Flight Games é atualmente a produtora com a melhor qualidade de componentes em seus jogos. De jogos com miniaturas detalhadíssimas, até jogos com cartas com arte fantástica. Além disso, atualmente é a minha produtora favorita na questão de qualidade dos jogos como um todo. Eu possuo jogos de pelo menos 20 produtoras diferentes, e mesmo assim, 7 jogos do meu Top 10 são da Fantasy Flight.

A edição anterior do jogo custava cerca de U$30, e não creio que a nova tenha um preço muito diferente (talvez até mais barato, por ser mais compacta) Essa edição vai custar U$35 se comprado direto da FFG Store, mas em geral, as lojas de jogos vendem os jogos por um preço melhor do que a fabricante, então creio que o jogo saia a U$30 nas lojas de jogos por ai a fora. Pra saber mais sobre o lançamento do Lord of the Ring: The Confrontation, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário