segunda-feira, 15 de abril de 2013

Session Report: Kingsburg

Sábado, 13/04/2013

Num dia com um número atípico de jogadores nas nossas jogatinas, eu, Paulinha e Grazi jogamos Kingsburg nesse últimao sábado, além de Biblios e Netrunner (Bom, Netrunner fiquei de juiz, mas as meninas gostaram bastante, depois posto um review dele).


Imagem da caixa do jogo

Nesse jogo, cada jogador é um governante poderoso de um castelo, os quais o rei nomeou com a responsabilidade de cuidar de uma região do castelo bem como a muralha adjacente a esta região. Cada jogador fica em uma muralha, independente das outras, e deve influenciar os conselheiros do rei a seu favor (e não àqueles mentirosos dos outros governantes), para conseguirem os melhores recursos, como madeira, ouro, pedra e exércitos. Os recursos são utilizados para construir melhorias na muralha, arsenais, igrejas, armas de cerco, etc. Os exércitos são usados para defender a sua muralha quando, no inverno, um grupo de criaturas tentará invadir os castelo.


As construções do jogo

Cada partida dura cinco anos, cada ano com 4 estações, que representam as fases do jogo. Na primavera, verão e outono, nos coletamos recursos e damos o melhor para evoluirmos nossa região do castelo e aumentar a proteção da nossa muralha. No Inverno, há um ataque de monstros como Goblins, demônios ou bárbaros ao castelo, e cada um que proteja a sua muralha. No fim do jogo, o governante com a muralha mais bem protegida, e a região mais próspera, é nomeado conselheiro oficial do Rei.

Jogamos utilizando a expansão To Forge a Realm. os seguintes módulos opcionais da expansão foram acordados entre eu e eu mesmo de serem usados na nossa partida (pra que perguntar? Vão dizer que "tanto faz" mesmo =P), que foram:
  • Aditional Building Rows: Aparecem aqui duas linhas a mais de construções do que o jogo base, adicionando uma rejogabilidade legal no jogo.
  • Alternative Building Rows: Cada jogador recebe duas linhas de construções diferentes e escolhe substiruir as construções básicas ou não. Jogamos com cada um tendo que substituir pelo menos uma linha de construções base.
  • Soldiers Token: Esse módulo da expansão é mandatório! Simplesmente melhora o jogo muita coisa, fazendo com que um rolamento de dado totalmente baseado em sorte se torne uma escolha estratégica com bastante efeito ao longo do jogo.
Todos já conheciam o jogo base. Com 10 minutos para explicar os módulos da expansão adicionados, já estávamos prontos pra jogar.

Eu baseei minha estratégia nas linha de construções alternativas que recebi no início do jogo e achei bem legais. Era uma linha de construções focada em construir, com desconto para construções, pontos de bônus quando construía algo, e 2 pontos para cada recurso que eu descartasse ao fim do outono. De resto, foi construir qualquer construção barata que desse e todo outono gastar um recurso pra ganhar os pontos extras. Uma que achei bem interessante e que me ajudou nessa partida, foi uma construção que eu não perdia pontos quando perdia os combates no inverno!

A Grazi também usou sua linha de construções alternativas, baseada em ganhos na estação do ano mais próspera: o verão. Com geração de pontos de prosperidade e uma ajuda para influenciar melhores conselheiros no verão, além de um mercado para poder modificar sua influência em 1 todo turno, a Grazi deixou a sua muralha um pouco mais desprotegida, não tendo vencido nenhum combate, mas também com o suficiente de proteção para não perder na maioria dos casos. Nesse jogo é possível "empatar" nos combates contra os inimigos do castelo, e, se não me falha a memória, a Grazi empatou 4 combates, e perdeu apenas 1, tentando investir mais nas construções e produção.

Já a Paulinha, após perder o combate do primeiro ano, focou numa clássica e ótima estratégia, investindo na linha de construções militares e religiosas, ganhando fácil os combates com a ajuda da sua Wizard's Guild, e marcando pontos abundantes devido à quantidade de fiéis que preferiam a sua região do castelo sobre as outras regiões de governantes hereges. Sua muralha era sem dúvida a mais protegida, e ela quase nem precisou solicitar exércitos aos conselheiros do rei, pois conseguia gerar os seus próprios guerreiros nos campos de treinamento que construiu. No final do jogo, foi a única a marcar os 4 pontos pelos exércitos do Rei que não precisou pedir.


O desespero paira na face dos que acreditavam que a batalha contra "míseros" Goblins estava ganha.

Um dos pontos principais do jogo foi justamente o combate do primeiro ano. Eu tinha influenciado o conselheiro lider do exército do rei, que me prestigiou com informações de seus batedores, que exploraram a área ao redor do castelo, e previram um ataque de um grupo de Goblins (ataque mais forte que pode acontecer no primeiro ano do jogo). Com a informação privilegiada que eu tinha, e as meninas de miserinha querendo guardar o token de 4 exércitos (melhor token de exércitos) para mais tarde, o combate foi um desastre para o reino!! Todos nós três perdemos esse combate, que resultou nas meninas perdendo 2 pontos cada. Minha construção que me protegia de perder pontos em combate foi vital nesse momento, e fui o único que não perdeu pontos.

Com os combates dos anos seguintes mais tranquilos (Grazi geralmente empatando, Paulinha sempre ganhando, e eu alternando entre ganhar e empatar), seguimos, cada um na sua linha de construções traçada, até o quinto ano.

A partida foi disputada no número de construções, e tivemos uma sequência de empates em quem tinha mais/menos construções para ganhar os bônus do rei. 90% das vezes estávamos os 3 com exatamente o mesmo número de construções, o que não aconteceu tanto nas partidas anteriores.

Apesar da disputa puxada, no fim do jogo a distância ficou confortável entre os jogadores. Eu marquei 57, seguido da Paulinha com 45 e a Grazi com 34. Apesar da escolha de estratégia, com militar médio e com construções pouco úteis em geração de recursos, militarismo ou religião, os bônus para construir "lixos" fazem com que essa estratégia que escolhi seja bastante competitiva.

Quanto às meninas, acho que o fato de não terem focado nas construções de nível 4 ajudou na pontuação mais baixa delas. A Grazi sequer construiu uma nível 4, e a Paulinha demorou um pouco pra fazer a sua Wizzard's Guild. Deixo aqui a dica pra próxima partida. Será que elas vão sequer ler? (Deixe um comentário se leu! =P)


Lindas e Gamers. Não, não são seres fantasiosos de Nárnia nem photoshop. Acredite, elas existem! (Não é sono, a Paulinha está com alergia do gato da Grazi, por isso a cara de fuiatropeladaporumcaminhão)

Opinião de quem jogou o jogo apenas 4 vezes (e que por isso pode ser mô opinião furada!), nesse jogo, vale mais pontos fazer uma construção nível 4 do que várias de nível baixo. Espalhar demais entre tipos de construções diferentes pode prejudicar um pouco sua pontuação final. Em geral, seguir no máximo duas linhas de estratégia (Religião e Militar, ou Mercado e Produção de recursos, etc), ou mesmo apenas uma, com foco médio em outras duas, é o melhor caminho pra vitória.O jogo se mostrou um light-médio bem legal que tem bastantes chances de ver mesa nas jogatinas.

No meu grupo agradou mais do que hits bem mais famosos como Stone Age e Power Grid.

5 comentários:

  1. To gostando pra caramba do blog. Continuem os relatos porque já tem um leitor inscrito daqui do interior da BA

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Apesar de ter sido praticamente obrigada a comentar para provar que eu li =P
    Muito boa a dica mário, tentarei usar da próxima vez...
    O blog está muito legal =D

    PS: Exclui os dois ultimos comentarios pois minha net estava dando pau, e estava saindo tudo errado =P

    ResponderExcluir