quinta-feira, 25 de abril de 2013

Bem Vindos ao novo Távola de Jogos

Fala Pessoal,

Aqui é o ex-locutor oficial do ex-serra-das-peças, blog sobre as jogatinas da cidade de Petrópolis, fundado em 2009 pelo saudoso Mayapur (Marcelo). Estou aqui pra anunciar a mudança do nome do Blog para Távola de Jogos, e mais algumas mudanças no conceito do blog.

O blog foi passado de geração em geração, cada um mantendo a sua forma de escrever, a sua vontade de como deveria ser o blog. O Mayapur e o Leandro seguiram uma mesma linha, focando a ideia do blog nas jogatinas que aconteciam em Petrópolis.

Mas por fim, O Leandro se mudou da cidade, o Mayapur se afastou um pouco do hobby, e o Blog ficou parado por quase um ano, até que me empolguei de dar continuação.

Mas começou a me incomodar que o Blog fosse sobre jogatinas em Petrópolis. Que raios um morador de outra cidade, ou ainda outro estado, iria querer saber das jogatinas de Petrópolis, que tem um mero grupo de 6 (talvez agora 7) pessoas? Fora que a montagem de paint dos Meeples no Hotel Quitandinha, que o mayapur colocou como imagem do site, é a tosqueira da tosqueira! =P

Então resolvi mudar o Blog. Nome mudado, descrição mudada, a imagem vai mudar (estou providenciando com um camarada que faz um trabalho artístico sensacional!), e a ideia é que seja um blog sobre jogos de tabuleiro modernos, pra que qualquer Brasileiro, independente do estado ou cidade, curta uma boa leitura e possa se manter no mundo dos jogos de tabuleiro mesmo enquanto não estiver jogando.

A princípio, vou tentar atualizar o blog entre uma e três vezes por semana. Vou seguir algumas linhas de tipo de post específicas, que acho que fica legal pro pessoal que quer ler determinado tipo de texto mais que outros. Então se você curte mais Reports do que Reviews, basta procurar pela Tag. A princípio vou tentar manter as seguintes linhas:

  • Session Report: Para aqueles que curtem uma história por trás de uma partida. Após uma partida interessante, vou descrever os acontecimentos da mesma, com tematização de eventos e interpretação de regras, pra tentar fazer uma história divertida. Eu preferi usar Session report ao invés de Relato, pois "Session Report" é um termo mais difundido entre gamers, bem como "tokens" e "tiles" ao invés de "fichas", além de soar um pouco melhor.
  • Review: Quer saber mais sobre um jogo? Serão detalhados qualidade dos componentes, mecânicas e uma explicação básica das regras e do tema do jogo, além de uma opinião pessoal sobre a qualidade de gameplay do mesmo. Eu preferi Review a Resenha, pois a palavra em inglês me passa um significado mais profundo, de uma avaliação, uma releitura pessoal do jogo, que a palavra Resenha não me passa.
  • Manual Lido: Achei interessante colocar as primeiras impressões dos jogos. Acabei de receber um jogo, li o manual, mas ainda não joguei, então vou fazer um post sobre as expectativas. Quem sabe isso não anima os leitores a jogarem o jogo tanto quanto eu?
  • Notícias: Notícias sobre lançamentos, principalmente no mercado Brasileiro (que esse ano parece estar vindo com tudo, com vários lançamentos de autores nacionais ganhando nome no mercado), alguns Kickstarters (financiamento coletivo que está tendo vários projetos de jogos de tabuleiro), e quaisquer notícias relevantes, sempre tentando manter o foco em jogos de tabuleiro.

Ao longo da vida do blog, novas tags vão sendo criadas, como "entrevista" por exemplo (quem sabe algum dos autores nacionais que está lançando um jogo esse ano?), ou outros que vierem na cabeça.

Peço perdão aos que não gostam de ler textos tão grandes, mas é meu estilo. Sempre tento me policiar e digo pra mim mesmo que "só vou dar um review simples e básico", mas nunca consigo. No fim, lá está aquele mural gigante. Mas espero que isso não afaste leitores.

Espero que curtam bastante o novo Távola de Jogos. Vou tentar melhorar o design dele aos poucos, conforme for agregando leitores novos. Comentários serão bem vindos, pois vão me incentivar bastante.

Abraços,
Mário

Um comentário: