segunda-feira, 22 de julho de 2013

Pré-venda de Citadels em português

Mais uma vez a Galápagos jogos chega com boas novidades para a galera gamer. O jogo da vez é o Citadels, clássico card game da Fantasy Fligh Games.

Começou a pré-venda da edição totalmente em português do jogo, e você pode comprar a sua cópia clicando aqui, por R$ 74,90, e com frete grátis! Apesar de ter um tempinho que não jogo ele, acho um jogo muito divertido e saber a noticia me deu até uma vontade de voltar a jogá-lo.


Os compoenentes da edição da FFG. Como sempre, de altíssima qualidade. (Em tese, os da Galágos serão os mesmos, visto que a fabricação dos componentes será feita pela FFG).

O jogo foi lançado em 2000, e é um dos grandes jogos internacionais, tendo sido traduzido para mais de 20 línguas diferentes. O jogo encontra-se hoje em 22º lugar no ranking da categoria Family Games (ranking dos jogos mais lights) no BGG, com mais de 23.000 avaliações (isso mesmo, vinte e três mil!). Vale lembrar que o BGG é a maior rede social de jogos de tabuleiro do mundo, e possui mais de 65.000 jogos cadastrados. Destes, quase 1.200 estão na categoria de Family Games, e o 22º lugar é uma posição considerável.

No jogo, cada jogador lidera uma cidade, e tenta fazê-la prosperar construindo distritos. No fim do jogo, o jogador com a soma de distritos mais valiosa ganha o jogo.


Exemplos de distritos do jogo (Imagem da versão americana).

A mecânica do jogo consiste de seleção secreta de papeis, e o foco do jogo são as intrigas. Todo turno, cada jogador seleciona um papel para representar, dentre 9 disponíveis, como o Rei, o Assassino, o Ladrão, o Arquiteto, etc. Após cada jogador escolher seu papel, sem que nenhum jogador saiba qual papel foi escolhido pelos outros, os jogadores realizam suas ações na ordem dos papeis escolhidos.

Na ordem de jogo, as habilidades são:

  • O Assassino tem o direito de Escolher um outro personagem (papel) para assassinar, sem saber quem (se é que alguém) escolheu aquele personagem;
  • O Ladrão, também sem ter muita pista, a não ser a cara/ações/tiques nervosos dos outros jogadores, escolhe um personagem para roubar. O jogador que escolheu o ladrão roubará todo o ouro do jogador que tiver escolhido o personagem roubado;
  • O Mago troca cartas com outro jogador;
  • O Rei ganha o direito de ser o primeiro a escolher papeis na próxima rodada, e ganha ouro por Distritos de Nobreza;
  • O Bispo é imune ao Guerreiro, e recebe ouro por distritos religiosos;
  • O Mercador recebe uma moeda de ouro extra, além de mais moedas por distritos de Mercado (esse é quase sempre morto ou roubado =P);
  • O arquiteto recebe cartas de distrito extras, além de poder construir mais distritos do que os outros personagens num mesmo turno;
  • O Guerreiro destrói distritos de outros jogadores, e recebe ouro por distritos militares;

Os personagens do jogo básicos. Além deles, existem 10 personagens extras, que podem ser adicionados ou entrarem no lugar de um dos básicos. (Imagem da versão americana)

Além das habilidades, cada personagem recebe uma quantidade de ouro ou distritos padrão quando chega a sua vez (se não tiver sido assassinado), e poderá ainda construir distritos com o ouro que possuir, tentando fazer a maior quantidade de pontos possíveis com os distritos mais valiosos.

O mais legal do jogo, é que além desses personagens, o jogo possui um set alternativo de personagens para ser jogado, que aumenta a re-jogabilidade, apesar de eu achar um pouco mais caótico.

O jogo é fácil de aprender e tem bastante interação entre os jogadores, o que o torna muito legal pra jogar com uma galera mais light gamer. Além disso, as partidas são rápidas, durando menos de 10 minutos por jogador na partida. Para 4 jogadores por exemplo, a partida dura cerca de 30 minutos, e para 7 jogadores, não mais do que 45.

Se você ficou curioso com o jogo, mais ainda não está certo se compra ou não, você pode baixar o manual oficial da edição da Galápagos, totalmente em português, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário