terça-feira, 2 de julho de 2013

Comparação: Battles of Westeros e Battlelore

Eu estava devendo uma comparação entre esses jogos a um amigo de jogatinas, o Igor, que há um tempo vem tentando comprar o Battlelore. Porém, como o jogo está fora de catálogo, mesmo cópias usadas estão custando absurdamente caro. O Battles of Westeros, em tese, é o jogo que tomou o lugar do Battlelore na produtora que comprou os direitos autorais do jogo. E ai, será que é melhor, pior, ou indiferente?

Componentes:

Os componentes de ambos são de ótima qualidade. Uma ou outra diferença, mas nada relevante. Miniaturas detalhadíssimas, cartas com gramatura muito boa, arte muito bem feita e mapa de papelão bem resistente em ambos.


Infantaria Stark - Battles of Westeros

Níveis de Sorte, Tática e Estratégia:

No Battlelore os dados tem 6 lados, cada lado com um símbolo diferente. Já no Battles of Westeros os dados possuem 8 faces, sendo 3 delas "Escudo Verde", 2 delas "Escudo Azul", 1 delas "Escudo Vermelho" (as outras são irrelevantes para o tópico). Estatisticamente falando, isso reduz a sorte dos acertos razoavelmente, e aumenta a profundidade tática do jogo.

Com relação às cartas de Ordens, no Battlelore cada lado possui um deck com algo em torno de 50 cartas de Ordens. Isso causa imprevisibilidade nas ordens do jogo, e uma puxada azarada de cartas pode definir a derrota ou a vitória. Por outro lado, saber gerenciar sua mão é um dos grande fatores estratégicos do Battlelore.


Overview do setup - Battlelore (Foto retirada do BGG)



Overview do setup - Battles of Westeros

O Battlelore conta ainda com cartas de Poderes Especiais,dependendo do lider que você escolher pro seu exército, e que são de uso opcionais nas partidas. Esse é o ponto que quebra o jogo pra mim: As cartas são extremamente desbalanceadas, e tirar uma carta boa define o vencedor da partida.

No Battles of Westeros, cada lado possui 10 cartas básicas de Ordens, além de cinco cartas adicionais para cada comandante da sua casa que está em jogo (a quantidade de comandantes varia de cenário pra cenário). Em geral os jogadores recebem, cada um, um deck com 20 a 30 cartas. Esse fator reduz a imprevisibilidade das ordens. Novamente, menos sorte e mais tática no Battles of Westeros, e ao mesmo tempo, um pouco menos de estratégia de gerenciamento de cartas (apesar de ainda ter um pouco).


Cavalarias Stark e Lannister - Battles of Westeros

Diferenças básicas na jogabilidade:

Battlelore:
- A maioria das cartas do Battlelore indica um ou mais setores do mapa, e você deve mover a quantidade de unidades apontada pela carta no setor que a carta referenciar (esquerda, centro ou direita).
- O Rank (nível) das unidades só define a quantidade de dados de ataque da mesma.
- Possui um sistemas de Lore (espécie de mana), que os jogadores coletam para utilizar magias.
- 99% dos cenários tem como objetivo destruir um número X de unidades inimigas para ganhar.
- As unidades sempre atacam com a mesma quantidade de dados, que depende do seu Rank.

Battles of Westeros
- As cartas de ordem devem ser jogadas em um dos seus comandantes em jogo. Apenas unidades que estiverem sobre o comando daquele comandante poderão ser ordenadas.
- O Rank (nível) das unidades define a quantidade de dados de ataque, bem como a capacidade de defesa da unidade.
- Utiliza um sistema de "Moral", onde o exército com moral baixa pode sofrer alguns efeitos negativos, e os de moral alta podem receber bônus, dependendo das cartas de ordem jogadas e das habilidades dos comandantes em jogo. O jogo pode inclusive terminar com vitória de um dos dois exércitos caso a moral do outro caia para o nível mínimo.
- Cada cenário possui uma forma de ganhar diferente, não se limitando apenas a matar X unidades inimigas como no Battlelore.
- A quantidade de dados que uma unidade usa depende do seu Rank e da quantidade de figuras. Unidades enfraquecidas atacam com menos dados.
- Todas as características e habilidades especiais das unidades existentes no Battlelores foram mantidas, e algumas novas foram adicionadas.
- As regras de recuo foram melhoradas em relação ao Battlelore. Jogadores experientes utilizavam alguns exploits das regras de recuo do Battlelore e ganhavam com facilidade de jogadores mais novatos.


As unidades do Battlelore (Foto retirada do BGG)

Com relação ao tema, O Battlelore é um mundo de fantasia genérico (não que isso seja ruim), e as cartas de magia dão o charme pra quem curte soltar uma Fireball, abrir uma cratera e matar algumas unidades com um meteoro conjurado, ou teleportar unidades no mapa. Essa parte do tema agrada muitos jogadores que tem mais imaginação, por fazer parte da história que você cria enquanto joga. O único problema pra mim é que, apesar de divertidas e com efeitos temáticos muito legais, essas cartas são desbalanceadas.

Já o Westeros tem a apelação do Game of Thrones, que foi bem implementado, com o comandantes sendo parte fundamental nas suas decisões do jogo. Saber posicioná-los e usar as habilidades deles na hora certa faz toda a diferença. As habilidades dos comandantes também podem ser um pouco desbalanceadas, mas não achei nenhuma gritantemente desbalanceada como eu lembro de serem algumas cartas de magia do Battlelore.


Cartas de Ordens e Lore ("magia") - Battlelore (Foto retirada do BGG)



Exemplos de Comandantes - Battles of Westeros

No geral, acho que os dois jogos tem seu valor. O Westeros é mais completo em termos de regras, mais "redondo", e também tem mais opções táticas, tornando a rejogabilidade maior. Eu achei que as mudanças nas regras tornaram o jogo melhor, com menos sorte envolvida, e com um balanceamento um pouco melhor nos mapas. Por outro lado, o Battlelore tem o gostinho da mecânica Hand Management, que é uma mecânica mais estratégica.

No fim, eu não compraria o Battlelore pelo preço atual podendo comprar o Westeros por metade desse preço. Mesmo que seja o caso de você preferir a presença um pouco maior de Hand Management, em outras questões o Westeros está bem melhor em relação ao seu antecessor. Mas claro, gosto é gosto, e pelo BGG você ainda acha os fãs de Battlelore que se negam a jogar Westeros, bem como vice-versa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário