quarta-feira, 3 de julho de 2013

Que mundo é esse? Parte 2 - Os encontros lúdicos.

Como falei na postagem anterior, para alguns, os jogos de tabuleiro são uma filosofia de vida, onde você deixa de ir num churrasco para passar uma tarde jogando. Parece loucura, eu sei. Talvez "cosia de nerd!" seja a frase menos hostil que se passe na cabeça de algumas pessoas que me ouvem dizendo ou leem isso.

Assim como em outros hobbies, os encontros lúdicos unem a galera que tem esse prazer em comum: passar a tarde jogando um bom board game (ou mais de um =). Em muitos estados e cidades do Brasil existem os encontros lúdicos locais, onde os amantes de jogos de tabuleiro se encontram, cada um levando seus jogos favoritos, e muitas vezes acompanhados de seus filhos ou cônjuges.

A lista de jogos de tabuleiro é imensa. O atual acervo do BGG conta com precisamente 65.372 jogos de tabuleiro cadastrados, e a cada ano eu chutaria que pelo menos 100 jogos novos entram no acervo. E é possível encontrar todo tipo de jogo, desde jogos infantis, simples e de temas mais leves, até os mais complexos com temas mais hardcore, passando por todos os temas possíveis, e com todos os estilos de jogo imagináveis. Imagine algo que você gosta, seja fórmula 1, futebol, economia, invasões hackers, batalhas medievais, suspense, investigação, engenharia, ficção científica, ou qualquer outro assunto/tema/estilo, qualquer coisa, seja de que área do conhecimento for, e eu lhe garanto que existe pelo menos um board game sobre esse tema. Os temas de board games são os mais variados possíveis, e tenho certeza que qualquer pessoa vai encontrar pelo menos um jogo que lhe interesse.


Um pequenos encontro lúdico no QG da Távola

Os encontros são sempre carregados de risadas, muita diversão, e às vezes muita tensão. Dependendo do jogo, simplesmente esquecemos de comer ou de beber por horas, até que a partida termina e percebemos o quão vazia está a barriga. Acredite, essa sensação só serve pra nos mostrar o quanto estava boa a partida. =)

O público de jogos de tabuleiro da minha cidade ainda é muito pequeno, mas mesmo assim ao menos uma vez por mês realizamos um encontros lúdicos, nem que sejamos apenas 4 ou mesmo 3 jogadores, e é sempre muito divertido. Na nossa página no Facebook é possível ver algumas fotos de alguns desses encontros.

Indo um pouco além dos pequenos encontros lúdicos, temos os grande encontros em lugares públicos, a exemplo do Castelo das Peças, evento aqui do Rio que reúne mensalmente um número considerável de jogadores, todos com o mesmo objetivo: passar um sábado único jogando os mais diversos jogos. Nesses eventos é possível conhecer muitas pessoas e jogos novos, além aliviar o stress com uma boa dose de diversão.


Encontro de jogos no Rio de Janeiro (O Castelo da Peças)

Existem ainda os bares lúdicos. O mais famoso bar lúdico brasileiro é a Ludus Luderia. Nesse tipo de bar, o couvert é diferente: você paga a parte por comida e bebida, mas a casa possui um cardápio extra, que é o cardápio de jogos. Você paga uma taxa fixa de couvert lúdico, e tem o direito de jogar o quanto quiser, os jogos que quiser e pelo tempo que quiser, como se fosse um "rodízio de jogos".

Não saber as regras não é problema. Nesses bares lúdicos, os garçons, além de servirem as comidas e bebias, ensinam as regras pra quem ainda não souber jogar o jogo escolhido. Alguns desses bares funcionam no horário noturno, e até virando à noite, sendo ótima opção de "balada" alternativa pra galera que prefere exercitar a mente.


A galera comendo e jogando na Ludus Luderia, em São Paulo

Ainda não temos um bar nesse estilo no Rio, apenas em São Paulo, em Brasilia e talvez mais alguns não tão famosos em outros estados, mas acho que o sonho de 80% dos board gamers seria abrir um em sua cidade. Será que um dia chego lá? =P

Um comentário: